Dicas
MobizapSP: conheça o aplicativo de mobilidade urbana de São Paulo
Salve, Motorista! Cansado de perder tempo no trânsito de São Paulo? Se você busca uma maneira mais inteligente e eficiente […]
Salve, Motorista! A pista de rolamento é uma parte importante da vida no trânsito. Presentes em qualquer trajeto que conecta cidades, estados e até países, essas pistas estão lá para proporcionar segurança e bem-estar aos condutores. Ainda assim, há quem tenha dúvidas sobre como pode ser usada.
A verdade é que, com uma simples leitura, você poderá entender que a pista de rolamento é uma grande aliada na direção, desde que você saiba como usá-la e respeite as normas estabelecidas.
Para te ajudar, elaboramos este guia que vai responder questões como “posso parar na pista de rolamento” e “quais são os tipos existentes no país”. Lembre-se de salvar este artigo para consultá-lo quando precisar e tenha uma boa leitura!
Trata-se de uma superfície ou faixa construída para facilitar a locomoção em estruturas e vias com um fluxo intenso e contínuo de tráfego de veículos. Em termos populares, a pista de rolamento pode ser interpretada como uma rodovia ou uma estrada.
Ressaltamos que essa definição pode ser alterada de acordo com o contexto. Por exemplo, em um aeroporto, a pista de rolagem define o local onde os aviões pousam e decolam. Já em uma ferrovia, trata-se dos trilhos onde passam os trens.
A ideia é controlar e facilitar o movimento de veículos dos mais variados tipos em ambientes de fluxo intenso, separando-os de qualquer faixa de pedestre.
Nesses espaços, há uma série de normas indicadas para que, mesmo com diferentes cenários, tipos de carros e intenções, todos os motoristas consigam respeitar o mesmo ritmo e chegar aos seus destinos com segurança e agilidade.
Além de ser usada para viagens de trabalho e lazer, a pista de rolamento também cumpre um papel importante na nossa sociedade: garantir que alimentos, medicamentos e mercadorias em geral alcancem todas as partes do país.
Vamos à pergunta de ouro: afinal, é permitido pela lei parar na pista de rolamento? A resposta é não!
Por se tratar de um trajeto com uma velocidade um pouco acima da média, o ato de parar, seja abruptamente ou não, oferece um enorme perigo para os outros veículos. Além de gerar acidentes gravíssimos, isso também pode resultar em congestionamento e até mesmo engavetamentos.
A seguir, você confere um resumo do que o artigo 182 do Código Brasileiro de Trânsito alega sobre esse tema:
Capítulo XV – DAS INFRAÇÕES
Art. 182
Parar o veículo:
[…]
V – na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das demais vias dotadas de acostamento:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
[…]
Motorista, agora que você já sabe da gravidade de parar na pista de rolamento, pode estar se perguntando quais são as penalizações por isso.
Por ser considerada uma infração grave, esse ato pode gerar uma adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a aplicação de uma multa de aproximadamente R$195,23.
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
Como você já descobriu, a faixa de rolamento se aplica tanto a automóveis comuns, como carros e motos, quanto a ambientes mais complexos, como aeroportos e ferrovias. Conheça os tipos de faixa de rolamento:
Se você não conhecia as regras de condução em uma pista de rolamento e acabou cometendo uma infração, não se preocupe! Existe um caminho para quitar as multas de forma rápida e muito prática.
No site do DOK Despachante, você encontrará nosso formulário de consulta, que permite a visualização de todos os débitos em aberto para o veículo. Para realizar essa consulta, basta inserir a placa do automóvel e um e-mail válido.
Depois, caso haja uma multa, você pode fazer o parcelamento em até 12 vezes, além de poder utilizar até seis cartões de crédito diferentes.
Motorista, como podemos ver, a pista de rolamento desempenhando um papel fundamental na fluidez do trânsito. Por isso, conhecer as normas e respeitar as regras que regem o uso dessas faixas é muito importante para assegurar a sua própria segurança e a de todos os outros condutores que estão na via.
Lembre-se, caso haja multas em aberto, conte com o DOK para quitar os débitos do seu veículo em até 12 vezes e sem precisar sair de casa. No DOK, o pagamento é simples, rápido e eficiente!
Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.
Tags: quando uma pista de rolamento, divisor de pista de rolamento, multa por parar na faixa de rolamento
Não pode parar na pista de rolamento. Isso é considerado uma infração grave e está passível de multa e adição de pontos na Carteira Nacional de Habilitação do motorista que ignorar as normas de tráfego nesse espaço.
A pista de rolamento é a via destinada ao tráfego de veículos. Já o acostamento é uma via lateral e que deve ser usada apenas em casos emergenciais.
Por ser uma infração grave, esse ato pode gerar uma adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e gerar uma cobrança de R$195,23.
No DOK Despachante, uma plataforma reconhecida pelo Detran, que permite o parcelamento de multas em até 12 vezes e com diversos cartões.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1