Dicas
MobizapSP: conheça o aplicativo de mobilidade urbana de São Paulo
Salve, Motorista! Cansado de perder tempo no trânsito de São Paulo? Se você busca uma maneira mais inteligente e eficiente […]
Salve, Motorista! Saber o que é uma infração grave é a melhor maneira de evitá-la e se prevenir contra multas.
As principais características das infrações graves são os transtornos causados pelo mau uso das vias, pelo estacionamento irregular e pela falta de conservação do veículo, conforme descrito no Código de Trânsito Brasileiro.
Motorista, continue a leitura para identificar quais são as infrações graves, as consequências correspondentes e como recorrer dessas penalidades.
Antes de responder à pergunta, Motorista, vamos relembrar o conceito de infração.
As infrações de trânsito são o desrespeito ou não cumprimento das normas estabelecidas pelo CTB. Essas normas têm como objetivo manter o trânsito organizado e mais seguro para todos os usuários.
Uma infração pode ser classificada como leve, média, grave ou gravíssima, conforme o grau de risco que ela apresenta para o trânsito. As infrações graves favorecem diversas situações de perigo, portanto, as multas também ficam mais caras.
De acordo com a legislação, configura infração grave as situações que abordaremos a seguir. Para um melhor entendimento, podemos dividi-las em seções de multas por estacionamento irregular, como a multa por estacionar na calçada, de trânsito, de veículo e de ações do condutor.
É infração grave estacionar o veículo nas seguintes situações:
São infrações que atrapalham a circulação e, consequentemente, aumentam o risco de acidentes nas vias:
A falta de manutenção do veículo e o excesso de carga diminuem a estabilidade ao dirigir, além de aumentarem a poluição sonora e ambiental. São infrações graves ligadas ao veículo:
Estas infrações são cometidas principalmente devido à falta de prática da direção defensiva e ao desrespeito às normas estabelecidas pelo CTB:
As infrações graves somam cinco pontos na carteira, os quais serão zerados após o período de 12 meses. Além disso, é aplicada uma multa no valor de R$195,23.
As categorias das infrações interferem no limite total de pontos, conforme as regras das novas leis de trânsito. O condutor precisa ficar atento à quantidade de infrações cometidas para que não tenha a CNH suspensa:
As infrações graves, por si só, não suspendem o direito de dirigir, mas, quando somadas a outras infrações, contribuem para a aplicação da penalidade.
A permissão do direito de dirigir é válida por um ano até a emissão da CNH definitiva.
O limite de pontos permitidos na PPD é de apenas quatro, ou seja, caso o condutor cometa uma infração de natureza média a gravíssima, perderá o direito de dirigir.
Nesse caso, será necessário fazer um curso de reciclagem de 30 horas/aula para atualização sobre as regras de segurança no trânsito e, assim, obter novamente a autorização para dirigir.
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
A multa de infração grave tem um valor mais alto, o que pesa no bolso do motorista. Para facilitar o pagamento, no DOK você pode parcelar as multas em até 12x.
Com o DOK, os pagamentos são feitos online e com parcelamento em até seis cartões diferentes. Ainda existe a opção de entrada no boleto + cartão, boleto à vista e PIX à vista.
Fazer o pagamento é bem fácil: acesse o nosso site, preencha o número da placa, o seu e-mail e, em seguida, escolha a melhor forma de pagamento para você.
Para recorrer da multa grave, a defesa prévia precisa ser preenchida e apresentada no prazo de 30 dias corridos depois de receber a notificação.
Por se tratar de uma infração grave, pode ser mais difícil conseguir a anulação da multa no processo da defesa, a menos que o condutor consiga apresentar provas e justificativas adequadas de acordo com a situação.
O motorista pode alegar os casos em que a sinalização esteja danificada, condições adversas da via e erros no registro da notificação, como placa, cor do veículo e etc.
Se a defesa prévia for negada, o motorista pode recorrer em primeira e segunda instância. Diferentemente das multas leves e médias, a multa grave não pode ser convertida em advertência por escrito.
Conforme observamos, as infrações são consideradas graves pela condição do transtorno causado ao trânsito, bem como as situações de perigo para a segurança.
As multas graves podem ser evitadas pela simples observância das leis e pela prática da cidadania no tráfego.
Lembre-se, Motorista, que as multas são, principalmente, meios usados para impedir transgressões muito comuns que geram acidentes e diversos outros problemas.
E se, por acaso, a multa não puder ser evitada, conte com o DOK para facilitar a quitação dos débitos veiculares.
Motorista, gostou das informações? Fique sempre atualizado sobre multas de trânsito e assuntos auto! Acompanhe o DOK nas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook e TikTok
TAGS: multas graves/ infração grave valor/ multas graves exemplos/ quais são as multas graves/excesso de velocidade é infração grave.
A infração grave gera cinco pontos na carteira, além de multa no valor de R$195,23.
A categoria das infrações muda de acordo com o perigo que elas representam. As infrações graves são consideradas de menor risco em relação às infrações gravíssimas.
Se a CNH for definitiva, o limite de pontos não pode ultrapassar 40, sendo que cada infração grave soma cinco pontos. Se o condutor cometer uma infração gravíssima, o limite dos pontos cai para 30. No caso de duas infrações gravíssimas, o limite diminui para 20 pontos.
De acordo com o artigo 167 do CTB, deixar de usar o cinto de segurança, seja o condutor ou o passageiro, é considerado infração grave.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1