Dicas
MobizapSP: conheça o aplicativo de mobilidade urbana de São Paulo
Salve, Motorista! Cansado de perder tempo no trânsito de São Paulo? Se você busca uma maneira mais inteligente e eficiente […]
Ei, Motorista! Você sabia que é possível emitir a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)?
O CRLV é um certificado de posse obrigatória para o proprietário de qualquer veículo a fim de comprovar que o licenciamento está em dia. Afinal, é o documento que permite a livre circulação do automotor pelas vias públicas.
Dessa forma, caso o motorista seja abordado pelas autoridades rodoviárias sem a posse do documento, poderá ser penalizado com multa gravíssima, sete pontos na carteira de habilitação e a apreensão temporária do veículo ao pátio do Detran.
Neste artigo, o DOK vai te mostrar como fazer isso sem custo!
Em caso de perda do CRLV impresso em papel-moeda, você deve imediatamente realizar os procedimentos necessários para emitir a segunda via, pois não é permitido transitar com o veículo sem portar o documento de licenciamento.
Desde 2021, todos os documentos do veículo passaram a ser eletrônicos. Dessa maneira, a primeira coisa a fazer é emitir o certificado digital pela internet depois de pagar todos os débitos veiculares, incluindo licenciamento de anos anteriores, IPVA, Seguro DPVAT e possíveis multas de trânsito.
Depois de quitar todas as taxas citadas anteriormente, a segunda via do seu CRLV poderá ser emitida. Agora, na versão digital, a qual pode ser usada em smartphones ou impressa em folha sulfite A4.
Antes de 2021, o CRLV era um documento impresso em papel-moeda (verdinho). Isto é, toda vez que o proprietário do veículo perdia o certificado, era uma burocracia para emitir a segunda via, pois dependia da impressão feita em cartório.
Hoje, com a emissão obrigatória dos documentos digitais, não há necessidade de pedir a segunda via ao Detran, pois o acesso ao CRLV-e é renovado sempre que quitado. Já se você perder a folha em que o certificado foi impresso, basta gerar a versão PDF e fazer a impressão no lugar que preferir.
Nesse caso, para iniciar a solicitação, o veículo tem que estar registrado no estado de São Paulo. No entanto, vale lembrar que a maioria dos municípios têm uma unidade representante do órgão, a qual você pode recorrer caso tenha dificuldade para gerar a nova versão do documento.
O pedido pode ser feito por pessoa física: proprietário, um procurador, podendo ou não ser um parente do dono. Já para pessoa jurídica, a solicitação pode ser feita pelo proprietário ou por seu representante legal.
Antes de seguir, conforme mencionamos, é preciso pagar todos os débitos, multas, IPVA e taxa de licenciamento, por exemplo. Para isso, consulte a situação dos seus documentos grátis no DOK Despachante, basta informar a placa do seu veículo e um e-mail válido.
No DOK, além de fazer a consulta dos débitos, você pode pagá-los no próprio site e escolher entre diversas formas de pagamento, a qual “cabe no seu bolso”. Confira quais, a seguir, são elas:
Após seguir todas as etapas do Detran, são até quatro dias para o documento digital ficar disponível para baixar em PDF. Dessa maneira, você pode imprimir quantas cópias precisar, sem ter que pagar nada por isso.
Além disso, você pode instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) para usar o CRLV em dispositivos móveis.
A Segunda via do CRLV no Paraná é semelhante às demais unidades federativas. No entanto, o que muda é que, ao contrário de São Paulo, onde os débitos podem ser pagos apenas pelo Renavam do veículo em instituições financeiras autorizadas, no estado, o próprio condutor é responsável por emitir a guia de pagamento para que, após a regularização, o documento possa ser acessado.
Confira, a seguir, o tutorial de como emitir segunda via do CRLV, pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito:
É muito simples, mas os serviços feitos com os órgãos públicos podem gerar muitas dúvidas. Então, consultar o departamento de trânsito do seu estado sempre é aconselhável para evitar qualquer problema futuro.
Como determinado pelo Contran, a emissão do CRLV passou a ser digital, unindo-se ao CRV e tornando-se único documento: o CRLV-e, o qual é eletrônico e fica disponível nas lojas de aplicativo dos smartphones e também no portal do Detran e Senatran.
No aplicativo, você tem o documento disponível sempre que quiser, e a opção de baixar o PDF, torna a impressão do certificado acessível para quem precisa tirar a segunda via. Desse modo, se você não tem uma impressora em casa, pode ir até uma gráfica ou lan house para imprimir.
Hoje em dia, para ter acesso à segunda via do CRLV, é necessário ter o login no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para ter acesso ao documento do seu veículo, siga o tutorial abaixo:
O CRLV é um documento único para todos os tipos de veículos, os procedimentos para emitir a segunda via são os mesmos para todas as categorias, seja carro, moto, ônibus ou caminhão.
Para emitir a segunda via do documento da sua moto, basta seguir o passo a passo que deixamos anteriormente, ou seja, primeiramente certifique-se de pagar o licenciamento.
Caso não queira ter o documento impresso, saiba que não é necessário, pois portar o certificado eletrônico já é suficiente.
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
O CRLV só é entregue ao proprietário de um veículo, seja moto carro ou caminhão, quando é paga a taxa que permite que os automotores possam transitar pelas vias públicas do país.
O licenciamento deve ser pago uma vez por ano e seu valor varia de acordo com cada estado. Em São Paulo, a taxa para emitir o documento é de R$144,86; já no Paraná, o débito totaliza R$86,50. Vale ressaltar que, esses valores são correspondentes ao ano de 2022.
A novidade é que com a digitalização do CRLV, os proprietários de veículos não precisam desembolsar nenhum valor adicional caso percam a folha sulfite em que o documento foi impresso ou se tiverem o smartphone roubado, por exemplo. Pois basta instalar o app Carteira Digital de Trânsito em qualquer dispositivo e informar sua conta gov.br para ter acesso ao certificado novamente.
Existem duas opções tradicionais para pedir a segunda via do CRLV e ambas são online. Você pode solicitar pelo site do Detran do estado em que seu veículo está registrado ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Para pedir pelo portal do Detran, você deve acessar a área privada do site com o seu login. Caso não tenha cadastro, é preciso informar o número do CPF e criar uma senha, apertar o botão “veículos”. E, em seguida, você verá os serviços disponíveis. Dentro das opções, é só procurar pelo acesso ao CRLV-e.
O documento é eletrônico, mas tem a opção de baixar o PDF, como já citamos anteriormente. Assim, o proprietário pode ter o certificado físico sempre que desejar e também pode compartilhar a folha impressa com todos os outros condutores do mesmo veículo.
Apesar de não haver regras para a impressão, o ideal é que o documento seja impresso em folha sulfite A4 e em tinta preta. Afinal, a legibilidade tem que ser boa para que o QR Code possa ser identificado, pois esse código é responsável por assegurar a legitimidade do CRLV digital.
O CRV é o registro do veículo, e o CRLV é o certificado de licenciamento. Até o ano de 2021, esses documentos eram emitidos de forma separada e não tinham ligação. Entretanto, no mesmo ano, o Contran determinou que seria suspensa a emissão desses documentos em papel-moeda.
Naquele momento, ambos os certificados foram unificados e se tornaram o CRLV-e. Desse modo, quando você pede a segunda via do CRLV eletrônico, o CRV já vem junto. Muito mais prático, não é mesmo?
Para manter um veículo, existem diversas necessidades, além de só abastecer e lavar. Isto é, os documentos são obrigatórios para comprovar que um proprietário tem o automóvel regularizado de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Caso precise consultar a situação dos documentos do seu veículo, você pode acessar o site do Detran do seu estado ou contar com os serviços de um despachante credenciado para tornar esse procedimento muito mais fácil.
Pensando em facilitar a vida de todos os motoristas brasileiros, o DOK é um despachante online que oferece a consulta simplificada e gratuita dos débitos do seu veículo. Para fazer essa verificação basta:
O Certificado de Licenciamento de Veículo é um documento obrigatório para todos os condutores com renovação anual e expedido pelo órgão estadual de trânsito de cada estado Brasileiro. Desde sua digitalização, não é mais necessário emitir a segunda via do certificado em papel moeda.
Apesar de não ser mais necessário pagar para ter a segunda via do CRLV. Para obter esse certificado, é cobrada uma taxa determinada pelo Detran de cada unidade federativa, a qual custeia a manutenção das vias públicas, permitindo que o veículo possa transitar com mais segurança.
O pagamento do licenciamento pode ser feito online com cartão de crédito em até 12x, com Pix à vista ou entrada com Pix e parcelamento no cartão, mas essas formas de pagamento só então disponíveis com o DOK Despachante, onde além de quitar as dívidas veiculares, você também consulta a situação do seu veículo sem pagar taxas abusivas pelo serviço.
TAGS: segunda via de CRLV/ segunda via documento veículo/ 2 via documento veículo/ 2 via documento de moto
Não é possível perder o documento desde que ele se tornou digital. Entretanto, se o motorista esquecer o acesso do CRLV-e, ele pode solicitar um novo no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Para emitir a segunda via do CRLV, basta solicitar no site do Detran do seu estado se você ainda tem o documento em papel-moeda (verdinho). Já se quiser gerar uma nova via do documento eletrônico, você pode acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Não existe necessidade de imprimir o CRLV-e, você pode andar somente com o documento digital em seu smartphone se preferir. Contudo, é possível fazer a impressão do certificado em folha sulfite comum com tinta preta.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1