Dicas
MobizapSP: conheça o aplicativo de mobilidade urbana de São Paulo
Salve, Motorista! Cansado de perder tempo no trânsito de São Paulo? Se você busca uma maneira mais inteligente e eficiente […]
Salve, Motorista! Você sabe a diferença entre o CRLV digital pessoa jurídica e pessoa física? Leia este artigo para entender as particularidades do documento para cada tipo!
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) ou CRLV digital, como também é chamado, é a versão digital do documento do carro.
Este documento é de porte obrigatório e deve ser renovado todos os anos.
Caso isso não aconteça e o motorista for flagrado conduzindo um veículo sem o CRLV-e, ou com este documento desatualizado, será autuado.
A versão digital do CRLV passou a ser usada em todo o território nacional a partir de janeiro de 2021 e tem a mesma validade jurídica da versão física, que era impressa em papel moeda.
Para aqueles que preferem a versão impressa do CRLV-e, é possível fazê-la por conta própria. Continue a ler para entender sobre isso e muito mais nos próximos tópicos.
Para obter o CRLV-e pessoa jurídica, é necessário quitar:
Mas, tem como saber se o documento do veículo está em dia? Tem sim. Confira como fazer isso no próximo tópico.
Obter o CRLV-e é fácil, mas, para garantir o documento, as etapas acima devem ser cumpridas. O lado bom é que todas elas podem ser feitas no DOK Despachante.
Acessando o site ou baixando o DOK app , é possível fazer uma consulta gratuita de débitos veiculares.
Nesta consulta, vão aparecer todas as pendências do veículo, como multas, IPVA, licenciamento, Dívida Ativa e mais!
Basta escolher uma entre as melhores formas de pagamento que oferecemos e quitar os débitos do veículo.
Após o processamento dos pedidos, seu CRLV-e está liberado para ser baixado no portal do Detran ou no app da Carteira Digital de Trânsito e, caso queira, também é possível imprimir em casa.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, para a pessoa jurídica emitir o CRLV-e é necessário ter um Certificado Digital ICP-Brasil e seguir os passos abaixo:
É importante, apesar de não ser obrigatório, levar uma versão impressa do documento com você, visto que se seu celular estiver descarregado, será considerado que o CRLV não está sendo portado.
A impressão do documento deve ser feita em:
Leia mais para entender como imprimir CRLV em cinco minutos.
Caso tenha perdido a versão impressa e precise pedir uma segunda via CRLV não se preocupe, pois, ela não é necessária.
Desde a digitalização do documento, em 2021, seu acesso é atualizado anualmente com o pagamento do licenciamento. Isso significa que as cópias físicas podem ser baixadas e impressas quantas vezes forem necessárias.
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
Uma das maneiras de ter acesso ao seu CRLV, é por meio do app Carteira Digital de Trânsito (CDT). Contudo, vale lembrar que não é possível que pessoas jurídicas baixem e imprimam o CRLV-e por meio da CDT.
O app é feito para pessoas físicas e nele, é possível acessar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CRLV Digital, além de fazer o compartilhamento do CRLV com outros usuários do veículo, controle e gerenciamento das infrações de trânsito.
Também é possível receber desconto de até 40% no pagamento das multas (sob condições específicas), aviso de recall para o seu veículo e fazer a indicação do condutor principal do veículo em caso de multas.
O aplicativo é gratuito e compatível com os sistemas operacionais Android e iOS. Após o primeiro uso, os documentos ficam disponíveis para consulta mesmo quando não há conexão com a internet.
Vale destacar que se você for de São Paulo e regularizar as pendências do veículo com o DOK, pode baixar e acessar o CRLV-e sempre que quiser e em qualquer lugar, por meio do nosso app ou do painel dos seus pedidos efetuados.
Diferentemente da pessoa física, para a pessoa jurídica não existe a possibilidade de baixar e imprimir o documento por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Além disso, a documentação necessária da pessoa física é diferente da pessoa jurídica.
A primeira, precisa apresentar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) e Certificado de Registro de Veículo (CRV).
Enquanto isso, a pessoa jurídica precisa do Certificado Digital ICP-Brasil. Confira o comparativo na tabela abaixo:
Tipo de pessoa | Onde baixar o CRLV? | Qual a documentação necessária? | O que precisa para emitir? |
Física | CDT | RENAVAM e CRV | Quitar todas as pendências do veículo e pagar o licenciamento anual. |
Jurídica | Portal de serviços do Senatran | Certificado Digital ICP-Brasil | Quitar todas as pendências do veículo e pagar o licenciamento anual. |
Como vimos, o CRLV passou a ser digital depois de 2021, se tornando CRLV-e. Este documento é de porte obrigatório para todos os motoristas, seja na forna digital ou física impressa.
Para pessoas jurídicas emitirem o documento, é necessário obter um Certificado Digital ICP-Brasil, pagar todos os débitos do veículo e regularizar tudo no portal de serviços do Senatran.
Diferentemente da pessoa física que pode baixar e imprimir o CRLV-e pelo CDT, para a pessoa jurídica isso também é feito pelo portal do Senatran.
TAGS: crlv digital pj são paulo/ como baixar a carteira digital/ como adicionar veiculos na carteira digital/ como tirar crlv digital
CRLV digital ou CRLV-e é a forma eletrônica da documentação de licenciamento anual que regula a permissão para circular nas vias de trânsito brasileiro.
Não é possível baixar o CRLV digital de pessoa jurídica pelo CDT, contudo, o download do documento pode ser feito no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Enquanto CRV diz respeito ao registro de propriedade do veículo, o CRLV é o documento verificador da quitação do licenciamento anual obrigatório.
Não, pois desde 2021 o CRLV foi digitalizado. Contudo, caso seu aparelho celular esteja sem bateria e o CRLV digital não possa ser mostrado, configura-se infração de trânsito por não portar o documento obrigatório. Dessa forma, é possível imprimir o documento em casa, em papel sulfite A4 branco e tinta preta.
O Redator é a equipe de produção do DOK, formada por redatores especialistas em marketing, jornalismo, letras e outras áreas. Nossos artigos são escritos com base em fontes oficiais, como o Detran, CTB, SENATRAN e Sefaz, para oferecer informações relevantes e atualizadas aos motoristas de todo o Brasil. Em nossos artigos, também é possível conhecer todos os serviços disponibilizados pelo DOK Despachante, como consultas e pagamentos facilitados para licenciamento, IPVA, multas, entre outros.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1