Dicas
MobizapSP: conheça o aplicativo de mobilidade urbana de São Paulo
Salve, Motorista! Cansado de perder tempo no trânsito de São Paulo? Se você busca uma maneira mais inteligente e eficiente […]
Salve, Motorista! Com certeza, você já viu alguém empinando ou dando grau em uma moto nas ruas e até mesmo ficou com vontade de fazer igual com a bicicleta, não é? Mas, sabia que empinar moto em locais proibidos pode gerar multa e uma grande dor de cabeça?
Neste artigo, contaremos tudo o que você precisa saber sobre as multas, penalidades e até os locais permitidos para tais práticas. Confira!
O grau de moto, também conhecido como malabarismo, é o movimento de empinar a motocicleta, mantendo-a apenas em uma roda e controlando-a com o freio traseiro.
A técnica foi criada na década de 70 pelo californiano Doug Domokos, que se tornou o maior recordista da categoria e ficou conhecido como “The Wheelie King”.
Domokos faleceu em um acidente de avião no final do ano 2000, mas deixou um grande legado, seguido até hoje por pilotos de moto.
Com o passar dos anos, a prática de empinar moto tornou-se famosa e a taxa de acidentes aumentou consideravelmente, fazendo com que a manobra se tornasse proibida e resultasse em multas.
Um dos motivos pelos quais empinar a moto é proibido é que, além do condutor colocar a segurança em risco, pois pode perder o equilíbrio a qualquer momento, fica difícil de enxergar o que está acontecendo à sua volta, como carros, postes e pedestres. Portanto, isso arrisca a vida de outras pessoas e torna o trânsito perigoso.
Segundo uma pesquisa feita em 2020 pela Younder, uma empresa de treinamentos para segurança do trabalho, a pandemia não impediu quem pratica os malabarismos de moto.
Entre todos os estados brasileiros, os líderes em infrações por grau de moto são: São Paulo com mais de 400 mil, Minas Gerais, com 385 mil e o Ceará com 376 mil, sendo os motociclistas os maiores alvos de indenizações, com uma taxa de 79%.
Pensando em promover a conscientização, o Detran-SP lançou em 2023, uma campanha educativa para alertar os motociclistas sobre os perigos associados às manobras perigosas, como o grau de moto.
A campanha incluiu vídeos, cartazes e ações nas redes sociais, enfatizando que essas práticas colocam em risco a vida do piloto e dos demais usuários das vias.
Segundo o artigo 244, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor fazendo malabarismo ou se equilibrando em apenas uma das rodas está sujeito a multa gravíssima. As penalidades são:
Vale lembrar que conduzir moto sem placa também é cabível de multa gravíssima.
Quando falamos de multas, pode parecer algo bem confuso devido aos diversos tipos e suas classificações, mas se você quer entender mais sobre todos os tipos de infrações e seus valores, clique no link.
Contudo, como mencionamos acima, a multa por empinar moto está na categoria gravíssima, custando R$293,47. Além da perda da CNH, suspensão de 12 meses e recolhimento da motocicleta.
Uma dúvida frequente entre os motociclistas é se empinar moto é considerado um crime, e isso depende bastante. Por exemplo, se o condutor estiver empinando em local proibido e for flagrado por policiais, serão aplicadas as punições mencionadas acima.
Agora, se ocorrer um acidente envolvendo pedestres ou outros veículos, e o condutor fugir do local sem prestar socorro, estiver sem CNH ou tentar fugir dos policiais, será considerado crime de trânsito.
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
Depois de todas essas informações, pode ser difícil acreditar, mas sim, existe uma possibilidade para que as pessoas que gostam de praticar o grau de moto o façam de maneira legal e até mesmo ganhem um espaço adequado para isso.
Quem tiver interesse em buscar um local permitido para empinar moto deve ir até a Secretaria de Esportes e Lazer da sua cidade e solicitar um espaço. Caso essa solicitação seja aprovada, serão determinados dias e horários para a prática.
Contudo, as regras são muito rigorosas. Qualquer pessoa que for flagrada fazendo grau de moto nas ruas após sair da área permitida fará com que o local seja fechado para todos os usuários.
Motociclista, se você que gosta de praticar malabarismos com a motocicleta, sabia que existe um campeonato de empinar moto sem risco de multa?
Isso mesmo, na década de 80, foi criado o torneio “Wheeling”, que teve seu nome alterado em 2013 para “Stunt” e conta com campeonato brasileiro para classificação mundial.
O torneio consiste em resistência e habilidade. Na primeira etapa, o piloto terá cinco minutos para realizar manobras com a roda da frente e com a traseira. Já na segunda parte, são apenas dois minutos e somente com a parte traseira da moto, na qual quem errar e cair é eliminado.
Em 2023, o brasileiro Jefferson Matheus, morador de Santa Cruz do Rio Pardo- SP, foi campeão da modalidade Wheeling Stunt, na Motor Bike Expo 2023, disputada em Verona, na Itália.
Motociclista, foi flagrado dando grau de moto fora do local permitido? Fica tranquilo, o DOK pode te ajudar!
Para isso, entre no site do DOK, preencha nosso formulário de consulta somente com a placa do seu veículo, um e-mail e pronto, já será possível acessar todos os débitos da sua moto.
Além disso, no DOK, você pode parcelar suas multas em até 12x no cartão de crédito, com até seis cartões de crédito diferentes.
No DOK, você pode parcelar multas por empinar ou dar grau de moto em até 12x no cartão de crédito, com até seis cartões de crédito diferentes.
Mas, se você prefere quitar tudo de uma vez ou não possui cartão de crédito, pode pagar à vista por meio de cartão ou PIX. Aqui no DOK, o pagamento é fácil, rápido e sem burocracias!
Se você foi multado injustamente por dar grau de moto, saiba que existem alguns órgãos onde é possível recorrer contra esse tipo de multa. Confira quais são:
Lembrando que o recurso pode ser feito de forma online. Para isso, basta entrar no site do órgão responsável pela infração como Detran, DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Polícia Rodoviária, Polícia Militar etc.
Dar grau de moto tem se tornado cada vez mais comum nas ruas. Com isso, muitas pessoas observam e até sentem vontade de reproduzir, mas se o condutor for flagrado fora do local permitido, receberá uma multa gravíssima por empinar moto, além da perda da CNH e recolhimento da moto ao pátio.
Se você é realmente apaixonado pelo esporte, pode ir até a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura da sua cidade e pedir um espaço para praticar o quanto quiser e sem medo. Agora, se você gosta de manobras e competições, existe um campeonato de manobras com moto chamado “Stunt”, que conta com disputas nacionais e internacionais.
Por fim, se você foi multado e precisa regularizar a situação da sua moto, entre no site do DOK e pague em até 12 vezes no cartão ou PIX.
Gostou do conteúdo? Em nosso blog temos muitos outros para todas as suas dúvidas! Também confira nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.
TAGS: Direção perigosa / Jogo de dar grau / Foto de grau de moto / Proibido dar grau
A multa por dar grau de moto é gravíssima, no valor de R$ 293,47, e pode resultar na perda de pontos na CNH, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e recolhimento do veículo.
O grau de moto é a prática de fazer manobras para empinar a motocicleta, deixando a roda dianteira no alto enquanto se equilibra na traseira.
Segundo o artigo 244, inciso III, do CTB, empinar moto (ou em outras palavras, conduzir motocicleta equilibrando-se apenas em uma das rodas) é uma infração gravíssima, cujas penalidades são bastante rígidas.
Surgiu na década de 70, quando o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando-a com o freio traseiro e passou a fazer exibições de suas habilidades.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1