Dicas
MobizapSP: conheça o aplicativo de mobilidade urbana de São Paulo
Salve, Motorista! Cansado de perder tempo no trânsito de São Paulo? Se você busca uma maneira mais inteligente e eficiente […]
Salve, Motorista! Você sabe quais são as formas de fazer o parcelamento do IPVA?
Se você também deseja dividir o pagamento do seu IPVA, leia este artigo até o final para tirar todas as suas dúvidas!
Como mencionado, o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) varia a cada ano e em 2024 não foi diferente. O que mudou, e geralmente é alterado todo ano, foi o valor que cada veículo representa segundo a tabela Fipe.
Em São Paulo, houve poucas mudanças! Ainda é possível pagar o tributo em até 5x, ou, em uma cota única com um desconto de 3% em janeiro.
Caso o motorista não possa pagar no mês de janeiro, as opções que sobram são:
O imposto é calculado por meio da alíquota e valor venal dos automóveis. O valor venal trata-se de um parâmetro do governo para determinar o preço de bens materiais, enquanto a alíquota é a percentagem de tributo cobrado em cima do bem.
No caso do IPVA, o valor venal de veículos usados é estabelecido por meio da tabela Fipe e o preço dos 0 km é determinado pela nota fiscal. A seguir, veja como é feito o cálculo:
Valor venal X Alíquota = IPVA
É importante frisar que a alíquota muda conforme o estado e a categoria do automóvel. Confira, abaixo, um exemplo do valor do imposto para um carro em São Paulo:
Quer ter certeza do valor cobrado em 2024 para o seu veículo? Isso é fácil, basta acessar o site do DOK Despachante ou baixar o app e consultar!
Aqui, a consulta é gratuita, de modo que sua vida, motorista, pode seguir sem dificuldades.
Com a placa do automóvel ou número do RENAVAM junto a um e-mail válido, você faz a consulta e escolhe a melhor maneira de pagar o tributo.
Melhor que isso, só se dividíssemos o valor, né? Felizmente, nós também parcelamos!
Parcele seu IPVA com o DOK! Aqui seu IPVA pode ser dividido em até 12x, com seis cartões diferentes e o melhor, sem burocracias! Veja como fazer:
Se você é do Paraná, saiba que o IPVA PR 2024 também pode ser parcelado em mais vezes com o DOK.
Seja com o IPVA atrasado ou inscrito na Dívida Ativa, o processo é o mesmo citado acima. Basta consultar, conferir e selecionar as pendências e escolher a melhor forma de pagamento.
A única diferença entre pagar o imposto atrasado e pagá-lo na Dívida Ativa, é o tempo de processamento do pedido.
Considerando que o segundo é um processo mais burocrático de se lidar, é esperado que ele envolva um prazo maior.
Mas, de qualquer forma, o parcelamento de Dívida Ativa IPVA pode ser feito no cartão em até 12x ou escolhendo outras formas de pagamento do DOK.
No estado de São Paulo, os contribuintes que perderam o prazo de pagamento, mas não estão na dívida ativa, podem parcelar o IPVA por meio do cartão de crédito em empresas credenciadas na Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz), como o DOK Despachante.
Para conferir o credenciamento, basta seguir este passo a passo:
É importante frisar que só é possível fazer esse procedimento caso o seu tributo não tenha ido para a Dívida Ativa.
Diferentemente de São Paulo, em Minas Gerais todos os débitos atrasados, inscritos em dívida ativa ou não, podem ser parcelados da mesma forma.
Para fazer uma simulação ou inclusão de parcelamento, basta acessar a página de consulta e informar o CPF ou CNPJ e o RENAVAM do veículo.
Assim que a consulta for feita, basta seguir os passos indicados no site do Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE), para dar continuidade ao parcelamento IPVA MG.
Também é valido conferir se você está incluso em algum grupo que não precisa pagar o tributo. Leia sobre a isenção de IPVA MG 2024, para saber mais.
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
É normal que muitos motociclistas tenham dúvidas em relação aos tributos, pois nem sempre há conteúdos específicos para esse público.
No entanto, o parcelamento do IPVA de moto é feito da mesma forma que o parcelamento de outros automóveis.
Cada estado define qual será a alíquota e junto do valor venal o preço do imposto é calculado. Para saber mais sobre o IPVA de moto, leia o artigo citado.
Mesmo diante do aumento, ainda assim, é muito importante manter o débito em dia, pois atrasá-lo pode trazer algumas complicações.
A primeira consequência é multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Passados 60 dias, a multa fixa-se em 20% do valor do imposto.
O contribuinte que não quitar o IPVA terá o débito inscrito em Dívida Ativa e o seu nome será incluído no Cadin, impedindo-o de aproveitar eventual crédito da Nota Fiscal Paulista.
Além disso, atrasar o pagamento da taxa impossibilita o licenciamento e não licenciar o veículo comporta infração gravíssima.
É importante também, esclarecer uma dúvida recorrente: IPVA atrasado da multa? Não, essa é uma informação falsa ou, dito de outra forma, é uma falta de informação que gera a confusão.
O IPVA é um tributo estadual e não é compreendido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Portanto, seu atraso ou falta de pagamento não gera multa nem pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Mas, como mencionado, os juros são bem salgados, então, preste atenção quanto a data de pagamento do imposto.
Como vimos, o IPVA é um imposto estadual, portanto, cabe a cada unidade federativa decidir quais serão as condições de parcelamento e taxas de pagamento.
O parcelamento do IPVA pode ser feito em cinco vezes pelos bancos conveniados na Sefaz-SP ou em até 12x pelo DOK Despachante.
Não pagar o tributo, não garante multa nem pontuação na CNH para nenhum motorista, visto que o imposto não está regulamentado no CTB.
Contudo, o código estabelece que deixar de pagar o licenciamento é infração gravíssima, penalizada com multa e medida administrativa. E para quitar o licenciamento anual é necessário, sim, que o IPVA esteja em dia.
Se você tem um veículo registrado em São Paulo ou no Paraná, e quer fazer a consulta e pagamento de IPVA 2024, acesse o DOK Despachante e aproveite.
Nossa consulta é gratuita e as formas de pagamento são facilitadas: com cartão de crédito, Pix ou Pix + cartão, o DOK não vai te deixar na mão.
TAGS: parcelamento ipva df/ parcelar ipva atrasado/ pagar ipva atrasado parcelado
O parcelamento do IPVA 2024 pode ser feito com facilidade pela internet. Basta acessar o site do DOK Despachante, fazer a consulta das pendências do veículo, escolher a melhor forma de pagamento e quitar o tributo de forma parcelada em até 12x.
No DOK, é possível dar uma entrada no Pix e parcelar o restante no cartão de crédito. Além disso, é possível pagar à vista no Pix.
Pelo estado de São Paulo, o limite máximo de parcelas disponibilizado para o IPVA é de até cinco. Contudo, é possível pagar em até 12x pelo DOK Despachante. Acesse nosso site e confira!
Pelo app do DOK é possível ter os melhores serviços de despachante veicular na palma da sua mão. Baixe o app e confira as melhores formas de pagamento, incluindo o parcelamento IPVA em até 12x, além do licenciamento, Dívida Ativa e muito mais.
O Redator é a equipe de produção do DOK, formada por redatores especialistas em marketing, jornalismo, letras e outras áreas. Nossos artigos são escritos com base em fontes oficiais, como o Detran, CTB, SENATRAN e Sefaz, para oferecer informações relevantes e atualizadas aos motoristas de todo o Brasil. Em nossos artigos, também é possível conhecer todos os serviços disponibilizados pelo DOK Despachante, como consultas e pagamentos facilitados para licenciamento, IPVA, multas, entre outros.
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1