Dicas
MobizapSP: conheça o aplicativo de mobilidade urbana de São Paulo
Salve, Motorista! Cansado de perder tempo no trânsito de São Paulo? Se você busca uma maneira mais inteligente e eficiente […]
Salve, Motorista! Você sabia que os combustíveis também têm prazo de vencimento e podem oferecer riscos ao veículo se usados?
Continue a leitura e conheça tudo sobre a validade da gasolina, bem como os riscos de abastecer com gasolina velha.
Embora desconhecido por muitos, todos os combustíveis, inclusive a gasolina, possuem prazos de validade, sofrem com o envelhecimento – sim, Motorista, até o combustível – e podem estragar dependendo da maneira como forem armazenados.
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) determina validade de seis meses para a gasolina comum, baseada em testes que medem a resistência do combustível à oxidação causada pelo oxigênio.
No entanto, em um reservatório limpo, sem contato com ar ou calor, a gasolina comum permanece segura para uso por até um ano. Porém, em situações de armazenamento impróprio, o prazo de validade da gasolina cai drasticamente para um a três meses.
Conforme dito anteriormente, não é só a gasolina que estraga com o tempo, mas sim todos os tipos de combustíveis. Afinal, infelizmente poucas coisas são para sempre, não é mesmo, Motorista?
Confira a seguir a validade dos principais tipos de combustíveis, quando bem armazenados e sem adulteração:
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
O tempo que a gasolina pode ficar parada no tanque depende muito das condições de exposição e cuidados com o carro.
Se a gasolina for de boa qualidade, é seguro deixá-la parada no tanque por um período de até seis meses nas seguintes circunstâncias:
Pois é, Motorista, manter o tanque cheio ajuda a preservar as características do combustível. Isso porque, quanto mais gasolina no tanque, menos espaço sobra para o ar.
Dessa forma, com menos oxigênio para reagir com o fluido, ocorre menos reação de oxidação da gasolina, o que resulta em atraso no seu envelhecimento.
É possível guardar gasolina comum dentro de galão por, no máximo, um ano, desde que ele atenda aos seguintes requisitos:
Não é recomendado abastecer com gasolina fora da validade. Afinal, isso pode trazer uma série de consequências negativas que podem te fazer gastar com a manutenção do veículo no futuro.
Confira os principais prejuízos que a gasolina velha causa ao seu veículo:
No entanto, às vezes, infelizmente, acontece de precisarmos recorrer a combustíveis não tão adequados ao veículo, uma vez que ninguém quer arriscar levar uma multa de pane seca, não é mesmo, Motorista?
Por isso, evite rodar com o carro ou moto na reserva para sempre ter tempo hábil para abastecer em postos confiáveis com combustível de qualidade e evitar problemas com gasolina velha ou vencida.
Pois é, Motorista, a gasolina estraga sim e pode prejudicar ou até mesmo não funcionar no seu veículo se estiver vencida há muito tempo.
Além de descobrir isso sobre a gasolina, neste artigo, você também pôde conferir formas de armazenamento e os prejuízos relacionados à validade dos combustíveis.
Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.
Tags: de tempos em tempos o tanque de gasolina
Em condições adequadas de armazenamento, a gasolina tem prazo de validade de seis meses.
Não é recomendado usar gasolina velha ou vencida, uma vez que isso prejudica o desempenho do veículo, podendo exigir manutenção no futuro.
Se a gasolina ficar parada por mais de seis ou for exposta a raios solares e ao calor, ela sofrerá oxidação, perderá suas características e poderá estragar, prejudicando o veículo se for utilizada.
Formado em Engenharia Civil, Matheus Packs é um dos idealizadores e protagonistas na criação de um novo modelo de negócio dentro do DOK, onde alavancou os resultados e transformou a empresa em uma pioneira no mercado de despachante online. Focado em estratégias de venda, Matheus é apaixonado por inovação e desburocratização. Por meio do DOK, busca gerar valor aos consumidores, proporcionando simplicidade, facilidade e transparência ao regularizar débitos veiculares, como IPVA, Licenciamento e multas.
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1